SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1O ensino da leitura e da literatura no ensino médio brasileiro: Controvérsias, diversidade e polifoniaOs fins e meios da Educação Moral nas escolas brasileiras: representações de educadores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

PIVETTA, Hedioneia Maria F.  e  ISAIA, Silvia Maria de Aguiar. Grupo reflexivo de professores da educação superior: Estudo sobre seus movimentos construtivos. Rev. Port. de Educação [online]. 2014, vol.27, n.1, pp.111-132. ISSN 0871-9187.

O foco do estudo centra-se nos movimentos construtivos de um grupo reflexivo na educação superior. Teve por objetivos identificar os movimentos construtivos deste grupo, analisar a dinâmica grupal e a importância da reflexividade na sua constituição. A abordagem metodológica foi de cunho qualitativo narrativo com características de investigação-formação (Maciel, 2006). Desenvolveu-se a partir de quinze encontros com professores de uma instituição confessional do Rio Grande do Sul, Brasil, tendo como estratégia propulsora da reflexão o diário de aula e vivências planejadas para os encontros. A análise textual discursiva (Moraes & Galiazzi, 2007) constituiu a escolha para a sistematização dos resultados. A dinâmica grupal permitiu identificar três movimentos construtivos: (1) articulação inicial; (2) aproximações e afastamentos; e (3) continuum reflexivo. O grupo constituiu-se em um processo inter e intrapessoal e inter-relacional estabelecido como um lugar de compartilhamento, agente da transformação no sentir, no pensar e no agir dos professores.

Palavras-chave : Grupo reflexivo; Movimentos construtivos; Aprendizagem docente; Educação superior.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )