SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Reformas na administração educacional: Uma análise comparada entre Brasil e PortugalAvaliação em teatro: Reflexões a partir das vozes dos alunos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

BRANCO, António. Para uma ideia de pedagogia teatral: leveza, rapidez, exatidão, visibilidade, multiplicidade. Rev. Port. de Educação [online]. 2014, vol.27, n.1, pp.55-77. ISSN 0871-9187.

A partir da experiência que tenho tido na formação teatral de não-atores, proponho-me identificar os princípios orientadores de uma pedagogia teatral baseada numa matriz stanislavskiana. Para isso, aproprio-me explicitamente das propriedades da literatura definidas por Italo Calvino, usando cada uma delas para caracterizar os problemas mais frequentemente sentidos pelos alunos na execução de exercícios teatrais e as respostas pedagógicas que tenho encontrado para os ajudar a ultrapassá-los: leveza - a questão da moral; rapidez - a questão do bloqueio ou da hiperactividade na expressão; exatidão - a questão do rigor; visibilidade - a questão da imaginação e da sua relação com a ‘realidade’; multiplicidade - a questão da polifonia do eu.

Palavras-chave : Pedagogia teatral; Formação de não-atores.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )