SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número1Reformas na administração educacional: Uma análise comparada entre Brasil e Portugal índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

SCHNEIDER, Marilda Pasqual  e  NARDI, Elton Luiz. O IDEB e a construção de um modelo de accountability na educação básica brasileira. Rev. Port. de Educação [online]. 2014, vol.27, n.1, pp.7-28. ISSN 0871-9187.

O objetivo deste estudo é analisar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB), enquanto uma medida do governo brasileiro para aferir o desempenho educacional dos estudantes. A análise toma como referência o conceito de accountability, tal como proposto por alguns autores, e procura verificar quais variáveis das que integram um sistema completo estão mais presentes na política encampada pela via do IDEB, como elas se relacionam e em que medida o índice, criado em 2007 para aferir a qualidade da educação básica brasileira, permite avançar em relação às concepções predominantes de accountability, nomeadamente as que integram avaliações externas, prestação de contas e responsabilização como elementos de uma política educacional de qualidade. Com base no tensionamento entre as variáveis que compõem um sistema abrangente e complexo, assinala potencialidades do IDEB considerando condições de superação de visões reducionistas e conservadoras de accountability educacional.

Palavras-chave : IDEB; Accountability educacional; Educação básica brasileira; Qualidade da educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )