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Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

GOMES, Cândido Alberto  e  LIRA, Adriana. Direitos humanos: utopia num mundo distópico?. Rev. Port. de Educação [online]. 2013, vol.26, n.2, pp.159-178. ISSN 0871-9187.

Este artigo indaga se os direitos humanos seriam parte de uma utopia da modernidade, que se desvanecem ante distopias e desafios da sociedade contemporânea. Analisando a trajetória histórica dos direitos humanos, verifica-se que se compõe de períodos de emergência e latência. Uma visão da situação atual evidencia significativos avanços no que se refere às normas, monitoramento, denúncia e consciência dos mesmos, apesar das contradições, especialmente entre as normas e sua aplicação pelos Estados nacionais soberanos. A literatura sugere que tais avanços se devem menos às sanções que à consciência em face da legitimidade moral dos direitos humanos, o que ressalta a importância da educação, tanto escolar como extraescolar. No que tange à escola, requer transformações profundas: conhecer melhor os educandos e construir clima baseado no exemplo da prática e respeito dos direitos humanos. Os currículos precisam abranger a interdisciplinaridade e métodos que incentivem a atuação dos alunos como protagonistas.

Palavras-chave : Direitos humanos; Educação para os direitos humanos; Currículos; Modernidade.

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