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Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

GUIMARAES, Paula. O terceiro setor na educação de adultos: tensões e ambivalências. Rev. Port. de Educação [online]. 2013, vol.26, n.2, pp.35-60. ISSN 0871-9187.

O terceiro setor tem ocupado um lugar importante na promoção da educação de adultos e na mudança social em comunidades locais que se encontram cada vez mais excluídas de processos hegemónicos de desenvolvimento económico. Todavia, muitas organizações têm adotado estratégias de mediação entre o Estado e as comunidades locais, no âmbito de parcerias, e passaram a partilhar com as empresas algumas características que põem em causa a sua autonomia e a sua capacidade de desenvolver projetos educativos de carácter crítico e emancipatório. Este artigo procura debruçar-se sobre as transformações ocorridas no terceiro setor com intervenção na educação de adultos, a partir de dados recolhidos no quadro de um projeto de investigação que privilegiou o estudo de caso da política pública de educação e formação de adultos adotada após 1999 e implementada por uma associação de desenvolvimento local.

Palavras-chave : Educação de adultos; Terceiro setor; Política pública.

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