SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Educação, Geografia e o desafio de novas tecnologias índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

CASALE, Adriana; KURI, Nídia P.  e  SILVA, Antônio N. R. da. Mapas cognitivos na avaliação da Aprendizagem Baseada em Problemas. Rev. Port. de Educação [online]. 2011, vol.24, n.2, pp.243-263. ISSN 0871-9187.

Este estudo tem por objetivo investigar o aproveitamento dos estudantes do Curso de Engenharia Civil em que foi aplicado o método Aprendizagem Baseada em Problemas - Problem Based Learning (PBL) como parte de inovações pedagógicas implementadas em uma disciplina de Engenharia de Transportes. Para analisar o aproveitamento da amostra submetida às alternativas instrucionais foram utilizadas as respostas dos estudantes a um questionário para avaliação do aprendizado, elaborado pelo professor. Este instrumento contribuiu para avaliar e comparar o aprendizado da amostra com uma turma de alunos submetida ao modelo tradicional de ensino. As respostas foram agrupadas e analisadas por meio de mapas cognitivos, contribuindo para a investigação dos efeitos do método PBL e da ocorrência de aproveitamentos diferenciados entre os alunos. Os resultados indicam que os estudantes obtiveram maior envolvimento, desenvolvimento de comportamentos e atitudes, comprometimento com a própria aprendizagem e um aproveitamento significativamente melhor com o novo desenho da disciplina.

Palavras-chave : Aprendizagem Baseada em Problemas; Mapas cognitivos; Ensino; Avaliação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )