SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Educação, Geografia e o desafio de novas tecnologias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Resumen

CASALE, Adriana; KURI, Nídia P.  y  SILVA, Antônio N. R. da. Mapas cognitivos na avaliação da Aprendizagem Baseada em Problemas. Rev. Port. de Educação [online]. 2011, vol.24, n.2, pp.243-263. ISSN 0871-9187.

Este estudo tem por objetivo investigar o aproveitamento dos estudantes do Curso de Engenharia Civil em que foi aplicado o método Aprendizagem Baseada em Problemas - Problem Based Learning (PBL) como parte de inovações pedagógicas implementadas em uma disciplina de Engenharia de Transportes. Para analisar o aproveitamento da amostra submetida às alternativas instrucionais foram utilizadas as respostas dos estudantes a um questionário para avaliação do aprendizado, elaborado pelo professor. Este instrumento contribuiu para avaliar e comparar o aprendizado da amostra com uma turma de alunos submetida ao modelo tradicional de ensino. As respostas foram agrupadas e analisadas por meio de mapas cognitivos, contribuindo para a investigação dos efeitos do método PBL e da ocorrência de aproveitamentos diferenciados entre os alunos. Os resultados indicam que os estudantes obtiveram maior envolvimento, desenvolvimento de comportamentos e atitudes, comprometimento com a própria aprendizagem e um aproveitamento significativamente melhor com o novo desenho da disciplina.

Palabras clave : Aprendizagem Baseada em Problemas; Mapas cognitivos; Ensino; Avaliação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )