SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Um professor, um currículo?: Um estudo com duas professoras de Matemática do 3.º cicloEducação, Geografia e o desafio de novas tecnologias índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

JULIO, Josimeire Meneses  e  VAZ, Arnaldo de Moura. Imbricações entre aprendizagem de Física e masculinidades numa educação em crise. Rev. Port. de Educação [online]. 2011, vol.24, n.2, pp.183-210. ISSN 0871-9187.

No contexto da chamada crise na educação masculina, procura-se caracterizar aspectos latentes de masculinidades que trazem implicações para a aprendizagem individual e coletiva no ensino secundário. A metodologia teve inspiração etnográfica: aulas de Física de uma turma de primeira série foram acompanhadas ao longo de um ano. Foi realizada microanálise de uma unidade temática, com foco nas interações predominantes entre rapazes. Apresentam-se três aulas em detalhe - gravadas em áudio e em vídeo. Algumas manifestações de masculinidade predominaram entre rapazes em situações desafiadoras, de competição, e outras, em que regras devem ser observadas. Os resultados indicam em que circunstâncias há possibilidade dessas manifestações das masculinidades comprometerem o desenvolvimento das atividades em sala de aula e o funcionamento de grupos de aprendizagem.

Palavras-chave : Representações de masculinidade; Ensino de Física; Atividade investigativa.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )