SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Um professor, um currículo?: Um estudo com duas professoras de Matemática do 3.º cicloEducação, Geografia e o desafio de novas tecnologias índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Resumen

JULIO, Josimeire Meneses  y  VAZ, Arnaldo de Moura. Imbricações entre aprendizagem de Física e masculinidades numa educação em crise. Rev. Port. de Educação [online]. 2011, vol.24, n.2, pp.183-210. ISSN 0871-9187.

No contexto da chamada crise na educação masculina, procura-se caracterizar aspectos latentes de masculinidades que trazem implicações para a aprendizagem individual e coletiva no ensino secundário. A metodologia teve inspiração etnográfica: aulas de Física de uma turma de primeira série foram acompanhadas ao longo de um ano. Foi realizada microanálise de uma unidade temática, com foco nas interações predominantes entre rapazes. Apresentam-se três aulas em detalhe - gravadas em áudio e em vídeo. Algumas manifestações de masculinidade predominaram entre rapazes em situações desafiadoras, de competição, e outras, em que regras devem ser observadas. Os resultados indicam em que circunstâncias há possibilidade dessas manifestações das masculinidades comprometerem o desenvolvimento das atividades em sala de aula e o funcionamento de grupos de aprendizagem.

Palabras clave : Representações de masculinidade; Ensino de Física; Atividade investigativa.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )