SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Construindo um modelo de análise da prática lectiva numa aula de MatemáticaImbricações entre aprendizagem de Física e masculinidades numa educação em crise índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

RIBEIRO, Catarina  e  SANTOS, Leonor. Um professor, um currículo?: Um estudo com duas professoras de Matemática do 3.º ciclo. Rev. Port. de Educação [online]. 2011, vol.24, n.2, pp.159-182. ISSN 0871-9187.

O presente estudo tem como objectivo compreender de que forma duas professoras de Matemática do 3.º ciclo, da mesma escola, a leccionarem o mesmo ano de escolaridade e os mesmos conteúdos programáticos exercem o seu protagonismo curricular. Trata-se de uma investigação interpretativa, com design de estudo de caso. Os dados foram recolhidos através de entrevistas às professoras incluindo as suas reflexões após as aulas assistidas, de observação de aulas e de reuniões de grupo e de recolha documental. Os resultados evidenciam que Inês e Sara, embora pertençam à mesma escola e grupo disciplinar, relacionam-se de forma diferente com o currículo. Enquanto Inês sente que tem liberdade em adaptá-lo a si mesma e aos seus alunos, desempenhando um papel de mediadora do currículo prescrito, Sara procura cumprir estritamente o que são as orientações curriculares, sentindo pouca margem de decisão. A forma como legitimam as suas decisões curriculares é igualmente distinta.

Palavras-chave : Matemática; Professor; Currículo; Gestão curricular.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )