SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2A escolarização e as práticas sociais de leitura e escrita: a análise dos educandos adultos da Escola BásicaUm professor, um currículo?: Um estudo com duas professoras de Matemática do 3.º ciclo índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

RIBEIRO, Carlos Miguel; MONTEIRO, Rute  e  CARRILLO, José. Construindo um modelo de análise da prática lectiva numa aula de Matemática. Rev. Port. de Educação [online]. 2011, vol.24, n.2, pp.135-158. ISSN 0871-9187.

A prática dos professores pode ser encarada sob distintas perspectivas, sendo uma delas a cognitiva. Apresentamos um modelo que, partindo da prática dos professores, nos permite analisar que cognições se encontram em jogo enquanto estes se encontram imersos na sua prática e também de que forma essas cognições se relacionam e qual o seu papel no processo de ensino. A elaboração de um tal modelo permite-nos simplificar algo tão complexo como o processo de ensino. Neste artigo apresentamos o processo de construção desse modelo, numa aula do 4.º ano do primeiro ciclo em que a professora efectua uma revisão dialogada das diferenças entre quadrados e rectângulos relativamente à medida e nome dos lados. Do modelo ressaltam as cognições evidenciadas pela professora, bem como as relações entre estas e as acções que executa. Terminamos discutindo possíveis implicações do uso deste modelo na formação inicial e contínua de professores.

Palavras-chave : Modelo de ensino; Cognições; Prática lectiva; Matemática.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )