SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2A supervisão de estágio como analisador da articulação interorganizacional Escola de Enfermagem e HospitalLa construcción de un modelo de Analysis de la práctica lectiva en una classe de matemáticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Resumen

FONSECA, Maria da Conceição R.  y  SIMOES, Fernanda M.. A escolarização e as práticas sociais de leitura e escrita: a análise dos educandos adultos da Escola Básica. Rev. Port. de Educação [online]. 2011, vol.24, n.2, pp.111-134. ISSN 0871-9187.

Este artigo traz reflexões desencadeadas a partir de uma investigação, realizada no Projeto de Ensino Fundamental de Jovens e Adultos da Universidade Federal de Minas Gerais (Brasil), sobre os modos como pessoas adultas em processo de escolarização básica analisam suas práticas de leitura e escrita, percebem as experiências de letramento vivenciadas na instituição escolar e avaliam seus possíveis impactos naquelas práticas. A análise de quatro entrevistas semiestruturadas com alunos da Educação de Jovens e Adultos sugere que os sujeitos consideram a diversidade de suas práticas de leitura e escrita e reconhecem, mas relativizam, o papel da escola na promoção de práticas letradas de uso social. Os entrevistados identificam a ampliação e o refinamento de suas práticas de leitura e escrita, desencadeados pelas demandas e pelas oportunidades da vivência escolar. Apontam, porém, para uma certa independência de suas práticas de letramento cotidianas em relação às da escola, independência esta conquistada em decorrência da experiência escolar ou preservada apesar dela.

Palabras clave : Educação de jovens e adultos; Letramento; Sentido e significado.

        · resumen en Inglés | Francés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )