SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2As multiracionalidades no contexto da organização escolarA supervisão de estágio como analisador da articulação interorganizacional Escola de Enfermagem e Hospital índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

CAIRES, Susana; MOREIRA, Maria Alfredo; ESTEVES, Carla Hiolanda  e  VIEIRA, Diana A.. As vivências e percepções dos actores na formação inicial de professores: a figura do supervisor cooperante. Rev. Port. de Educação [online]. 2011, vol.24, n.2, pp.59-79. ISSN 0871-9187.

O presente trabalho surge centrado nas vivências dos supervisores cooperantes relativamente ao processo de acompanhamento dos estágios pedagógicos. Neste, dá-se a conhecer um estudo envolvendo 155 supervisores que, ao longo do ano lectivo de 2007/8, colaboraram com quatro universidades públicas portuguesas e cuja experiência foi avaliada através do Inventário de Vivências e Percepções do Supervisor (IVPS - Esteves, Caires & Moreira, 2008). O instrumento, composto por 77 itens, avalia três domínios centrais da vivência dos supervisores da escola: i) benefícios, ii) impacto pessoal e iii) dificuldades na adaptação às tarefas de supervisão. É nosso objectivo averiguar em que medida as variáveis "Área científica", "Anos de serviço", "Tempo de supervisão" e "Formação específica em supervisão" diferenciam as vivências e percepções dos participantes. Os dados apontam para a ausência de impacto das três primeiras variáveis referidas e para a influência da última nas vivências e percepções dos supervisores cooperantes.

Palavras-chave : Vivências; Percepções; Supervisor cooperante.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )