SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 issue2Multirationality in the organisational context of schoolsSupervision of internships as an analysis of interorganizational articulation between school of nursing and hospital author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

CAIRES, Susana; MOREIRA, Maria Alfredo; ESTEVES, Carla Hiolanda  and  VIEIRA, Diana A.. As vivências e percepções dos actores na formação inicial de professores: a figura do supervisor cooperante. Rev. Port. de Educação [online]. 2011, vol.24, n.2, pp.59-79. ISSN 0871-9187.

O presente trabalho surge centrado nas vivências dos supervisores cooperantes relativamente ao processo de acompanhamento dos estágios pedagógicos. Neste, dá-se a conhecer um estudo envolvendo 155 supervisores que, ao longo do ano lectivo de 2007/8, colaboraram com quatro universidades públicas portuguesas e cuja experiência foi avaliada através do Inventário de Vivências e Percepções do Supervisor (IVPS - Esteves, Caires & Moreira, 2008). O instrumento, composto por 77 itens, avalia três domínios centrais da vivência dos supervisores da escola: i) benefícios, ii) impacto pessoal e iii) dificuldades na adaptação às tarefas de supervisão. É nosso objectivo averiguar em que medida as variáveis "Área científica", "Anos de serviço", "Tempo de supervisão" e "Formação específica em supervisão" diferenciam as vivências e percepções dos participantes. Os dados apontam para a ausência de impacto das três primeiras variáveis referidas e para a influência da última nas vivências e percepções dos supervisores cooperantes.

Keywords : Vivências; Percepções; Supervisor cooperante.

        · abstract in English | French     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )