SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2Prolegómenos sobre o processo de transformação capitalista da actividade educativa nos níveis básico e secundário de escolaridadeAs vivências e percepções dos actores na formação inicial de professores: a figura do supervisor cooperante índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

CARVALHO, Maria João. As multiracionalidades no contexto da organização escolar. Rev. Port. de Educação [online]. 2011, vol.24, n.2, pp.33-57. ISSN 0871-9187.

O estudo das racionalidades nas organizações educativas, em particular na escola, tem como pano de fundo a problemática das decisões na educação e no ensino e a identificação dos interesses, lógicas e objectivos que lhes estão subjacentes. A recusa de uma concepção monista e absoluta de racionalidade coloca-nos perante a possibilidade de distinguirmos entre várias formas de racionalidade. Este objectivo pressupõe uma abordagem multifocalizada no estudo da escola considerando, em termos analíticos e de modo articulado, os modelos burocrático e anárquico, e arquitectando um aparelho conceptual que se articule com a proposta de estudo das multiracionalidades que incorporam as decisões que revelam diferentes formas de poder.

Palavras-chave : Decisões; Racionalidade burocrática; Multiracionalidades.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )