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Revista Portuguesa de Educação

versión impresa ISSN 0871-9187

Resumen

CARVALHO, Maria João. As multiracionalidades no contexto da organização escolar. Rev. Port. de Educação [online]. 2011, vol.24, n.2, pp.33-57. ISSN 0871-9187.

O estudo das racionalidades nas organizações educativas, em particular na escola, tem como pano de fundo a problemática das decisões na educação e no ensino e a identificação dos interesses, lógicas e objectivos que lhes estão subjacentes. A recusa de uma concepção monista e absoluta de racionalidade coloca-nos perante a possibilidade de distinguirmos entre várias formas de racionalidade. Este objectivo pressupõe uma abordagem multifocalizada no estudo da escola considerando, em termos analíticos e de modo articulado, os modelos burocrático e anárquico, e arquitectando um aparelho conceptual que se articule com a proposta de estudo das multiracionalidades que incorporam as decisões que revelam diferentes formas de poder.

Palabras clave : Decisões; Racionalidade burocrática; Multiracionalidades.

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