SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Entre tradição e inovação: um estudo sobre mudanças no ensino de gramática em livros didáticos brasileiros de Língua PortuguesaDesenvolvimento motor e sucesso académico. Que relação em crianças e jovens? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

PINHEIRO, Margarida M.; SARRICO, Cláudia S.  e  SANTIAGO, Rui A.. Motivação e desempenho num curso de Simulação Empresarial. Rev. Port. de Educação [online]. 2011, vol.24, n.1, pp.145-191. ISSN 0871-9187.

No sentido de melhorar o desempenho dos graduados no mercado de trabalho, foi desenvolvido, segundo uma metodologia tipo PBL, um curso de Simulação Empresarial num curso de contabilidade. O foco deste trabalho centra-se na análise de qual o poder dos ambientes de aprendizagem inspirados em metodologias PBL nas motivações dos estudantes, e no entendimento de até que ponto a motivação influencia o seu desempenho. A investigação sugere que a presença de problemas profissionais reais envolvendo diferentes áreas de trabalho, a natureza inovadora da metodologia e as características pragmáticas da mesma, se constituem como elementos motivadores para os estudantes. Paralelamente, os mecanismos de feedback do trabalho realizado em conjunto com a oportunidade de reformulação dos erros cometidos assumem particular importância no entusiasmo e estímulo do estudante. O efeito que a crescente motivação tem sobre as aprendizagens e, em última análise, sobre os resultados dos alunos, é um paradigma central do modelo.

Palavras-chave : Ensino superior; PBL; Motivação; Desempenho.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )