SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número1Uma abordagem microssociológica de sala da aula, no âmbito da aprendizagem das ciências índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

CADIMA, Joana; LEAL, Teresa  e  CANCELA, Joana. Interacções professor-aluno nas salas de aula no 1.º CEB: Indicadores de qualidade. Rev. Port. de Educação [online]. 2011, vol.24, n.1, pp.7-34. ISSN 0871-9187.

Diversos investigadores têm salientado a importância dos processos interactivos que ocorrem na sala de aula para o desempenho escolar dos alunos. Segundo investigações recentes, os recursos educacionais, nomeadamente, o currículo ou o nível de formação dos professores, apesar de serem importantes, não serão suficientes para assegurar aprendizagens significativas. Por outro lado, cada vez mais se reconhece que os primeiros anos de escolaridade são cruciais para o subsequente sucesso académico dos alunos. O presente trabalho apresenta uma síntese da investigação mais recente acerca das interacções professor-aluno do 1.º Ciclo do Ensino Básico que parecem ter um impacto positivo nas aprendizagens dos alunos. Apresenta ainda um modelo conceptual acerca dos processos interactivos, o modelo CLASS (Pianta, La Paro & Hamre, 2008) que contempla três grandes domínios: apoio a nível da instrução, gestão da sala e apoio socioemocional. Com base nesta conceptualização, são discutidas algumas das possíveis implicações para o sistema educativo.

Palavras-chave : Interacções professor-aluno; 1.º CEB; Instrução; Organização da sala; Apoio socioemocional.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )