SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número2Dificuldade de aprendizagem na perspectiva das inteligências múltiplas: um estudo com um grupo de crianças brasileirasTransversalidade da transversalidade. Análise de uma estratégia didáctica aplicada à educação para a sustentabilidade índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

MONTEIRO, Sílvia; ALMEIDA, Leandro S.; CRUZ, José Fernando A.  e  VASCONCELOS, Rosa M.. Percepções de alunos de excelência relativamente ao papel dos professores: um estudo com alunos de engenharia. Rev. Port. de Educação [online]. 2010, vol.23, n.2, pp.213-238. ISSN 0871-9187.

Tendo por base a literatura em torno dos processos de aprendizagem e a literatura em torno da excelência, o presente artigo pretende analisar a percepção de cinco alunos de excelência em cursos de engenharia sobre a influência dos professores no seu percurso de desenvolvimento e formação. Foram realizadas entrevistas semi-estruturadas aos participantes neste estudo, sendo posteriormente efectuada a análise de conteúdo da informação obtida relativamente ao papel dos professores, da qual emergiram sete variáveis. Os aspectos mais referenciados pelos participantes dizem respeito à aprendizagem propriamente dita (instrução), ao ambiente de aprendizagem (motivação, incentivo/estímulo e disciplina/exigência) e às características pessoais dos professores (componente afectivo-emocional e figura modelo do professor). Por último, são apresentadas algumas implicações práticas para o papel dos professores enquanto potenciais promotores do desenvolvimento destes alunos.

Palavras-chave : Excelência; Professores; Ensino Superior; Engenharia.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )