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Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

SILVA, Ana M. Costa e et al. Novos actores no trabalho em educação: os mediadores socioeducativos. Rev. Port. de Educação [online]. 2010, vol.23, n.2, pp.119-151. ISSN 0871-9187.

A mediação, enquanto prática socioeducativa, apesar de ser uma actividade com crescente visibilidade e enquadramento legal, tem ainda poucos estudos realizados que permitam a caracterização das actividades de mediação e do perfil dos mediadores socioeducativos. O estudo realizado teve dois objectivos centrais: identificar e definir o perfil socioprofissional dos mediadores socioeducativos e caracterizar contextos e práticas de mediação socioeducativa. Apesar de ser uma investigação em extensão, realizada em Portugal a nível nacional (N=225), é um estudo exploratório e predominantemente descritivo. A análise dos resultados obtidos no estudo realizado permite salientar alguns aspectos relevantes, que apontam para a importância da continuidade da investigação nesta área e para o investimento neste domínio de intervenção. Destacam-se as principais características sócio-demográficas e profissionais dos mediadores socioeducativos, a diversidade de contextos, de tipos de intervenção e de formação e aspectos relativos à percepção da auto-estima individual e de pertença ao grupo.

Palavras-chave : Mediação; Mediadores; Espaços socioeducativos; Identidade profissional.

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