SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2Explorando a racionalidade instrumental nas decisões da organização escolarEconomia popular e educação: a experiência de uma cooperativa de reciclagem de lixo no Rio de Janeiro índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

TRAVERSINI, Clarice Salete  e  BUAES, Caroline Stumpf. Como discursos dominantes nos espaços da educação atravessam práticas docentes?. Rev. Port. de Educação [online]. 2009, vol.22, n.2, pp.141-158. ISSN 0871-9187.

As práticas docentes são atravessadas pelos discursos dominantes em circulação nos espaços da educação na contemporaneidade. Nesse sentido, o artigo tem como objetivo analisar os discursos pedagógicos predominantes entre os professores quando se trata de metodologias de ensino. Para o estudo, selecionamos as noções de discurso pedagógico (Díaz, 1998), discutido a partir da compreensão de discurso de Michel Foucault. Para obtenção das informações, utilizamos questionários respondidos por 120 professores de escolas públicas e privadas de Santa Catarina e do Rio Grande do Sul, na região Sul do Brasil. As informações obtidas mostram que a interdição das metodologias centradas no ensino e o predomínio de uma pedagogia do aprendiz constituem o discurso pedagógico predominante na atualidade. Sommer (2005) e Silveira (2005) já apontavam tal predomínio ao estudarem os discursos sobre alfabetização. No entanto, não é apenas no que tange à alfabetização que tais discursos vigoram; eles também são encontrados nos ditos dos professores, tais como os de Educação Física e Letras, que atuam nas séries iniciais e finais do Ensino Fundamental e Médio.

Palavras-chave : Metodologias de ensino; Docência; Discursos pedagógicos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )