SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.22 número2"Novas" legitimidades de segmentação do mercado de trabalho de jovens diplomadosComo discursos dominantes nos espaços da educação atravessam práticas docentes? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

CARVALHO, Maria João de. Explorando a racionalidade instrumental nas decisões da organização escolar. Rev. Port. de Educação [online]. 2009, vol.22, n.2, pp.117-140. ISSN 0871-9187.

Esta é uma abordagem à problemática da decisão e da racionalidade que lhe é inerente, com particular destaque para os aspectos constitutivos da racionalidade instrumental, visando explorar o seu alcance e os seus limites, ao mesmo tempo que se admitem outros modos de racionalidade. Foi dado especial relevo ao modo como a racionalidade instrumental é veiculada no âmbito da organização escolar e aos propósitos que pode servir, motivo pelo qual foi importante a identificação das determinações axiológicas, interesses, lógicas e objectivos que estão subjacentes a esta forma de racionalidade. Neste sentido fizemos uma reflexão em torno da decisão e da racionalidade instrumental considerando os comportamentos que lhe estão associados, sem esquecer as práticas que fomenta e que promove na organização escolar.

Palavras-chave : Decisão; Racionalidade instrumental; Optimização; Controlo.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )