SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número2A comunicação nas práticas de jovens professores de Matemática índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Educação

versão impressa ISSN 0871-9187

Resumo

CASTANHEIRA, Maria Lucia; GREEN, Judith L.  e  DIXON, Carol N.. Práticas de letramento em sala de aula: uma análise de ações letradas como construção social. Rev. Port. de Educação [online]. 2007, vol.20, n.2, pp.7-38. ISSN 0871-9187.

Neste texto, argumenta-se que letramento não é um processo único e universal, que tenha o mesmo significado para todas as pessoas. Ao contrário, entende-se que letramento é um processo dinâmico em que o significado de ação letrada é continuamente (re)construído, localmente, por participantes de diferentes grupos sociais. Para corroborar tal argumento, examinamos como uma perspectiva compartilhada de letramento é estabelecida por participantes no dia-a-dia de uma sala de aula. Orientados pela abordagem etnográfica interacional, analisamos como os alunos e os professores de uma turma de inglês estabelecem as condições para leitura, produção e discussão de textos, durante um curso de verão. A partir dessa análise, apresentam-se considerações teórico-metodológicas para o desenvolvimento de pesquisas sobre práticas escolares de letramento.

Palavras-chave : Letramento; Análise do discurso; Interação em sala de aula.

        · resumo em Inglês | Francês     · texto em Português     · Português ( pdf )