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Revista Portuguesa de Educação
versão impressa ISSN 0871-9187
Resumo
CASTANHEIRA, Maria Lucia; GREEN, Judith L. e DIXON, Carol N.. Práticas de letramento em sala de aula: uma análise de ações letradas como construção social. Rev. Port. de Educação [online]. 2007, vol.20, n.2, pp.7-38. ISSN 0871-9187.
Neste texto, argumenta-se que letramento não é um processo único e universal, que tenha o mesmo significado para todas as pessoas. Ao contrário, entende-se que letramento é um processo dinâmico em que o significado de ação letrada é continuamente (re)construído, localmente, por participantes de diferentes grupos sociais. Para corroborar tal argumento, examinamos como uma perspectiva compartilhada de letramento é estabelecida por participantes no dia-a-dia de uma sala de aula. Orientados pela abordagem etnográfica interacional, analisamos como os alunos e os professores de uma turma de inglês estabelecem as condições para leitura, produção e discussão de textos, durante um curso de verão. A partir dessa análise, apresentam-se considerações teórico-metodológicas para o desenvolvimento de pesquisas sobre práticas escolares de letramento.
Palavras-chave : Letramento; Análise do discurso; Interação em sala de aula.