SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 issue1Governing education, national diversity and globalised citizenship in the Great-BritainFrom the migration of parents to the schooling of children: the case of portuguese migrants in france author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Educação

Print version ISSN 0871-9187

Abstract

AFONSO, Almerindo Janela  and  RAMOS, Emílio Lucio-Villegas. Estado-nação, educação e cidadanias em transição. Rev. Port. de Educação [online]. 2007, vol.20, n.1, pp.77-98. ISSN 0871-9187.

Começando por chamar a atenção para a pluralidade de processos históricos e sentidos que subjazem às ideias de nação e de Estado, os autores convocam algumas perspectivas que ajudam a esclarecer as suas diferenças conceptuais e a perceber a construção das suas eventuais convergências, frequentemente designadas pela expressão Estado-nação. Com o contributo da escola pública e dos processos de violência simbólica (e até, em muitos casos, do uso da violência física), a construção da cidadania ocorre inicialmente em função daquele binómio político e identitário, mas vai sendo alterada à medida em que se desenvolvem outros processos históricos, económicos e sociais, e de democratização política e cultural. Perante as mutações contemporâneas em curso e as suas implicações em termos educacionais, os autores propõem a designação de cidadanias em transição para mostrar a actual instabilidade do conceito de cidadania, agora marcado pela redefinição do papel do Estado e pela eventual desarticulação do binómio Estado-nação, bem como pelos processos de globalização e transnacionalização.

Keywords : Estado-nação; Globalização; Educação; Redefinições de cidadania.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )