SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número5Obesidade e imunodepressão: Factos e números índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Indicadores

Links relacionados

  • No hay articulos similaresSimilares en SciELO

Compartir


Arquivos de Medicina

versión On-line ISSN 2183-2447

Resumen

SANTOS, Ana Sofia; NEVES, Nélia; SANTOS, Maria Lurdes  y  SARMENTO, António. Megacólon tóxico associado a colite por clostridium difficile em grávida com infecção VIH. Arq Med [online]. 2013, vol.27, n.5, pp.188-191. ISSN 2183-2447.

A infecção por Clostridium difficile (CD) é a principal causa de colite associada à antibioterapia correspondendo a 20-30% dos casos de diarreia associada a estes fármacos, ocorrendo na maioria dos casos até 8 semanas após o tratamento1,2 verificando-se aumento da incidência da infecção na última década.3 A aquisição da infecção por CD é mais comum em contexto hospitalar,2 apresentando maior risco os idosos, imunocomprometidos, indivíduos com múltiplas comorbilidades, doentes tratados com antibióticos de largo espectro ou com um internamento prolongado.1,4 As manifestações clínicas da infecção por estirpes de CD podem ser bastantes variaveis. Os autores descrevem o caso de uma doente com infecção pelo VIH grávida com colite por CD submetida a colectomia total para controlo da infecção.

Palabras clave : Clostridium difficile; VIH; Grávida.

        · resumen en Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )

 

Creative Commons License Todo el contenido de esta revista, excepto dónde está identificado, está bajo una Licencia Creative Commons