SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número6Alimentação, inflamação e doença coronária índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Arquivos de Medicina

versão On-line ISSN 2183-2447

Resumo

ALVES, Carla; ALVES, Luís  e  LUNET, Nuno. Epidemiologia do cancro do colo do útero. Arq Med [online]. 2010, vol.24, n.6, pp.266-277. ISSN 2183-2447.

O cancro do colo do útero é o quinto cancro mais frequente em mulheres europeias. A identificação do vírus do Papiloma humano como causa necessária para o desenvolvimento do cancro do colo do útero implica que esta doença possa ser prevenida pela implementação de medidas profilácticas ou terapêuticas efectivas dirigidas a esta infecção. Existem actualmente vacinas que conferem protecção contra a infecção pelos tipos de vírus do Papiloma humano oncogénicos responsáveis pela maioria dos cancros do colo do útero. Contudo, o rastreio do cancro do colo do útero continua a ser essencial para a prevenção e controlo deste cancro, e os programas de rastreio organizados têm um maior potencial para reduzir a mortalidade por cancro do colo do útero, proporcionando níveis de cobertura mais elevados em todos os grupos da população, em intervalos regulares, com uma melhor relação custo-eficácia e qualidade. O impacto do rastreio oportunista é mais limitado, sendo a qualidade deste tipo de actividades de rastreio mais difícil de avaliar devido à sua natureza descentralizada e à falta de recolha sistemática de toda a informação necessária para a avaliação. Contudo, os rastreios oportunistas representam ainda a única prática de actividades de rastreio na maioria dos países europeus. Em Portugal, o rastreio do cancro do colo do útero tem sido predominantemente oportunista, excepto na região Centro e Alentejo, que dispõe de programas regionais de rastreio organizado e está a ser implementado o rastreio organizado também na região norte de Portugal.

Palavras-chave : cancro do colo do útero; epidemiologia; rastreio.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons