SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número6Infecções Urinárias na Criança: 5 anos de Dados clínicos e microbiológicosAlimentação, inflamação e doença coronária índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Arquivos de Medicina

versão On-line ISSN 2183-2447

Resumo

DIAS, Sónia et al. Procura de Cuidados e Acesso aos Serviços de Saúde em Comunidades Imigrantes: Um estudo com imigrantes e profissionais de saúde. Arq Med [online]. 2010, vol.24, n.6, pp.253-259. ISSN 2183-2447.

Neste estudo pretendeu-se descrever as percepções de imigrantes e profissionais de saúde sobre a procura de cuidados de saúde e os factores que influenciam o acesso e utilização dos serviços pelas populações imigrantes. A recolha dos dados foi efectuada através de grupos focais com amostras intencionais de 20 imigrantes e 32 profissionais de saúde. Realizaram-se seis grupos focais, um com cada grupo de imigrantes (de Países Africanos de Língua Oficial Portuguesa, do Brasil e de países da Europa de Leste) e profissionais (médicos, enfermeiros, administrativos). Os dados foram analisados através da análise de conteúdo. Os resultados revelaram a existência de diferentes padrões de procura de cuidados de saúde, tendo sido descritas situações de utilização regular dos serviços, de uso apenas em situação de urgência e de não utilização. Simultaneamente foi referida a adopção de outras práticas face à necessidade de cuidados de saúde. Nos grupos focais foram apontados como barreiras no acesso e utilização dos serviços a situação irregular, as dificuldades socioeconómicas, o desconhecimento da legislação sobre o acesso, as questões culturais, as atitudes e competências dos profissionais e aspectos relacionados com os serviços. A procura de cuidados nos serviços de saúde resulta da interacção dinâmica de múltiplos factores que devem ser tidos em conta no planeamento de estratégias para a melhoria da saúde das populações imigrantes. O acesso aos cuidados envolve vários aspectos que não apenas o direito legal. É essencial investir na formação dos profissionais de saúde ao nível do seu conhecimento e competências para lidar com a diversidade cultural, e na divulgação de informação sobre serviços e direitos em saúde nas populações imigrantes.

Palavras-chave : imigrantes; procura de cuidados de saúde; acesso e utilização dos serviços; profissionais de saúde; grupos focais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons