SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue5Cardiac Myxomas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Arquivos de Medicina

On-line version ISSN 2183-2447

Abstract

LOPES, Isabel; ZENHA, Horácio; COSTA, Horácio  and  BARROSO, João. Osteonecrose da Mandíbula Associada ao Uso de Bifosfonatos: Uma Patologia Secundária Grave. Arq Med [online]. 2009, vol.23, n.5, pp.181-185. ISSN 2183-2447.

Introdução: Os bifosfonatos foram introduzidos na comunidade médica como possível terapêutica em patologias com alto índice de reabsorção. Alguns anos mais tarde tornaram-se tratamento de primeira linha na osteoporose. A Osteonecrose da Mandíbula Associada ao uso de Bifosfonatos (OMAB) é uma entidade clínica relativamente recente. Esta patologia secundária grave afecta gravemente a qualidade de vida, produzindo morbilidade significativa no doente afectado. Caso Clínico: Os autores apresentam um caso clínico de OMAB, desenvolvida após exodontia por cárie dentária em doente de sexo masculino, 64 anos de idade, com neoplasia da próstata metastizada, submetido a quimioterapia e a tratamento com bifosfonato intravenoso. O diagnóstico foi confirmado pelos exames complementares efectuados. A orientação terapêutica foi no sentido do tratamento conservador, recorrendo a antibioterapia dirigida e curetagens limitadas, verificando-se evolução clínica favorável. Fazem ainda uma revisão da etiopatogenia, abordagem diagnóstica e formas de tratamento. Conclusão: A OMAB é uma patologia grave previamente desconhecida e de tratamento difícil, que deverá ser prevenida nos doentes em terapêutica com bifosfonatos. O uso de bifosfonatos está a aumentar e por isso o conhecimento detalhado de todos os potenciais efeitos colaterais graves é imperativo.

Keywords : osteonecrose; mandíbula; bifosfonatos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License