SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21 issue3-4Epidemiology of Femur Fractures in Portugal . author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Arquivos de Medicina

On-line version ISSN 2183-2447

Abstract

ALEGRIA, Ana et al. Hiponatrémia nas Primeiras 24 Horas Pós-cirurgia Otorrinolaringológica Minor Secundária ao Uso de Lactato de Ringer . Arq Med [online]. 2007, vol.21, n.3-4, pp.71-76. ISSN 2183-2447.

A água e os iões são provavelmente os agentes farmacológicos mais prescritos nos doentes hospitalizados. A hiponatrémia, definida como sódio plasmático < 136 mmol/L, é a alteração electrolítica mais comum do uso de fluidos hipotónicos em crianças. Métodos: Setenta crianças submetidas a cirurgia otorrinolaringológica minor sob anestesia geral. O Lactato de Ringer foi o soro usado para suprir as necessidades de fluidos no período pós-operatório. A fluidoterapia endovenosa foi suspensa às 6 horas do pós-operatório, iniciando-se a alimentação oral. Para modelar a resposta sódio, foi usado um modelo linear geral para dados longitudinais com efeitos aleatórios ao nível de indivíduos. Resultados: A razão pela qual o sódio se altera nas primeiras seis horas pós-operatórias é de -0,116 mmol/L por hora e esta é significativa (p=0,041). Se a fluidoterapia endovenosa fosse mantida por mais de seis horas, suspeita-se que valores de hiponatrémia fossem alcançados em 20 horas pós-cirurgia. Conclusões: Soros isotónicos podem também levar a hiponatrémias. A prescrição de fluidoterapia endovenosa deve ser individualizada. A monitorização e avaliação cuidada com medição do peso diário, balanços hídricos, tensões arteriais, sinais de edema e sódio plasmático são fundamentais. Não existe consenso sobre qual é o melhor soro e a quantidade ideal para prevenir a hiponatrémia relacionada com a fuidoterapia de manutenção nas crianças hospitalizadas.

Keywords : hiponatrémia; fluidoterapia; endovenosa; crianças; hormona anti-diurética.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License