SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.20 número3Changing epidemics índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Arquivos de Medicina

versão On-line ISSN 2183-2447

Resumo

LUNET, Nuno. Cancro gástrico: frequência e respectiva evolução . Arq Med [online]. 2006, vol.20, n.3, pp.79-85. ISSN 2183-2447.

A diminuição continuada da mortalidade por cancro do estômago e um facto singular na epidemiologia do cancro. Este "triunfo não planeado" caracteriza-se por diferenças geográficas nas taxas de incidência e mortalidade e na respectiva evolução nas últimas décadas. Adicionalmente, o declínio na incidência do carcinoma gástrico pode ser explicado primariamente pela diminuição da frequência relativa dos cancros do tipo intestinal e os cancros localizados no cárdia parecem estar a tornar-se mais frequentes. A compreensão da evolução da incidência e mortalidade por cancro gástrico, em cada região, distinguindo localizações anatómicas e tipos histológicos, ultrapassando as dificuldades metodológicas e as lacunas que persistem na forma como actualmente entendemos as suas causas, são essenciais para prever a futura carga de doença e mortalidade associadas ao cancro do estômago.

Palavras-chave : cancro do estômago; cardia; tipo histológico; tendência.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons