SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número1-2Trombocitopenia e Sarcoidose: apresentação de um Caso clínico e revisão da literaturaPutative role of riboflavin in disease prevention índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Arquivos de Medicina

versão On-line ISSN 2183-2447

Resumo

PINTO, Elisabete; OLIVEIRA, Ana Raquel; ALENCASTRE, Helena  e  LOPES, Carla. Avaliação da composição corporal na criança por métodos não invasivos. Arq Med [online]. 2005, vol.19, n.1-2, pp.47-54. ISSN 2183-2447.

A infância é um período de rápido desenvolvimento e crescimento caracterizado por grandes mudanças, nomeadamente no que diz respeito à composição corporal. Tendo em consideração que esta se relaciona intimamente com o estado nutricional e de saúde, a sua avaliação assume uma importância acrescida neste período da vida. Existem actualmente inúmeros e variados métodos de avaliação da composição corporal, que têm por base diferentes modelos corporais e princípios, e permitem caracterizar a composição corporal de forma global e indiferenciada, ou de forma específica, diferenciando os vários compartimentos corporais. A composição corporal pode ser avaliada por métodos simples como a antropometria, ou por medições mais sofisticadas como a bioimpedância eléctrica ou a ressonância magnética. Neste trabalho faz-se uma revisão crítica de diferentes métodos não invasivos de avaliação corporal susceptíveis de serem aplicados durante a infância.

Palavras-chave : infância; composição corporal; antropometria; ressonância magnética; bioimpedância; pletismografia; osteodensitometria bifotónica (DEXA); condução eléctrica corporal total (TOBEC).

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons