SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue2Consumer acceptance of ‘Navelina’ navel oranges author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Ciências Agrárias

Print version ISSN 0871-018X

Abstract

MORAES, Luiz L. C. et al. Etnoconhecimento de plantas medicinais em uma comunidade na Amazônia oriental. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2019, vol.42, n.2, pp.291-300. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.15625.

A Amazônia possui muitas espécies vegetais com potencial para uso medicinal e um vasto conhecimento tradicional acumulado ao longo dos anos pelos povos tradicionais que habitam a região. O objetivo deste estudo foi documentar as principais espécies de plantas medicinais utilizadas por uma comunidade que teve sua área física afetada pelo reservatório de uma hidrelétrica na região do vale do rio Araguari, Amapá, Brasil. A coleta de dados ocorreu no período de maio a outubro de 2014. Utilizou-se amostragem não probabilística (n = 15) e observação participante para selecionar especialistas locais que entendem sobre o uso de plantas medicinais. Os dados sociodemográficos e etnobotânicos foram coletados durante entrevistas semiestruturadas. Foram relatadas 45 espécies, distribuídas em 31 famílias botânicas, com indicativo de uso medicinal pelos informantes locais. As principais partes utilizadas das plantas foram cascas e folhas.

Keywords : comunidades rurais; etnoespécie; hidrelétricas; etnobotânica.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License