SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número2Análise sensorial de cachaça produzida em manejo orgânico e convencionalEtnoconhecimento de plantas medicinais em uma comunidade na Amazônia oriental índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Ciências Agrárias

versão impressa ISSN 0871-018X

Resumo

CARVALHO, Deived U. de et al. Teste de aceitação de laranjas de umbigo ‘Navelina’. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2019, vol.42, n.2, pp.281-290. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/rca.17171.

A introdução de uma variedade cítrica numa nova área baseia-se principalmente na adaptação edafoclimática associada às propriedades físico-químicas dos frutos, necessitando de mais estudos sobre os aspectos sensoriais para conhecer as preferências do consumidor. Desta forma, o objetivo deste estudo foi avaliar a aceitação de laranjas ‘Navelina’ [Citrus sinensis (L.) Osb.] pelos consumidores e a intenção de compra, através da análise sensorial. Após colheita, foram analisadas as características físico-químicas dos frutos. Seguidamente, 131 julgadores, não treinados, foram questionados para avaliar as amostras da laranja ‘Navelina’, através do teste de aceitação realizado em cabines individuais com luz branca, de acordo com os atributos sensoriais do fruto: aparência, firmeza, aroma e sabor. No final, foi também questionado a intenção de compra do fruto. Os dados foram submetidos à Análise em Componentes Principais para descrever os resultados e o mapeamento das preferências interna. De acordo com os resultados, os frutos da Navelina apresentam excelentes atributos sensoriais e características físico-químicas associadas ao aspecto sem sementes, exigidas pelos consumidores que expressam alta preferência pelo seus frutos, principalmente em relação aos atributos de aparência e sabor, atendendo aos requisitos do mercado consumidor.

Palavras-chave : Citrus sinensis; análise sensorial; teste afetivo; atributos dos frutos; fruto de mesa.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons