SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 issue1Liming and substrate texture affect the development of Campomanesia adamantium (Cambess.) O. BergTrial on soil bioactivity under no-tillage in succession or rotation of winter and summer crops author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Ciências Agrárias

Print version ISSN 0871-018X

Abstract

COELHO, Luísa; OSORIO, Júlio; BELTRAO, José  and  REIS, Mário. Efeito da aplicação de compostos orgânicos no controlo de infestantes na cultura de Stevia rebaudiana e nas propriedades do um solo na região do Mediterrâneo. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2019, vol.42, n.1, pp.111-120. ISSN 0871-018X.  http://dx.doi.org/10.19084/RCA18281.

A estévia (Stevia rebaudiana Bertoni) é uma cultura promissora para regiões sermiáridas, incluindo o Algarve. Os objetivos deste trabalho foram: avaliar o efeito da aplicação de composto ao solo no controlo das infestantes em estévia; identificar as infestantes que ocorrem em diferentes épocas do ano e avaliar o efeito da aplicação do composto no solo. Utilizou-se um composto comercial, em duas modalidades de aplicação: à superfície (CS) e enterrado a 10 - 15 cm (CI), numa faixa ao longo das linhas da cultura. O controlo foi solo nu (NC). O ensaio foi instalado em seis blocos completos casualizados, com quatro repetições. Cada bloco foi dividido em três parcelas, com uma modalidade por parcela, num total de 24 parcelas por modalidade. O composto afetou de forma significativa as espécies de infestantes identificadas. O composto, sobretudo em cobertura, reduziu significativamente a ocorrência da maioria das espécies. O composto aumentou a retenção de água do solo, em particular na zona onde a taxa de infiltração era menor, e sobretudo quando aplicado em cobertura, mas afetou ainda outras características físicas e químicas do solo. O trabalho evidenciou o efeito positivo do composto no controlo das infestantes e nas características do solo na cultura de estévia.

Keywords : cobertura de solo; produção biológica; taxa de infiltração de água; ambiente; sustantabilidade; economia circular.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License