SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 special issueNutritional and technological quality of food in the consumer's perspectiveMonitoring and control indoor air quality in school offices author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Ciências Agrárias

Print version ISSN 0871-018X

Abstract

RIBEIRO, Maria Isabel; COUTO, Catarina; RIBEIRO, Renata  and  SILVA, Sónia. Perceção sobre o conhecimento e confiança dos consumidores nos produtos transgénicos. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2017, vol.40, n.spe, pp.351-360. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/RCA16234.

Desde a década de 90 do século passado que se tem intensificado a produção de transgénicos na expetativa de melhorar as variedades já existentes ou desenvolver novas, mais robustas, de maior qualidade e rendimento. O presente estudo teve como objetivo ter uma perceção sobre o conhecimento e a confiança da população da cidade de Bragança sobre os transgénicos. Foi desenvolvido um estudo quantitativo e descritivo que teve como base uma amostra acidental, constituída por 280 indivíduos residentes na cidade de Bragança com idades entre os 18 e os 88 anos. Mais de metade dos inquiridos (60,4%) afirmou saber o que são produtos transgénicos sendo que apenas 31,4% referiu já os ter consumido. Na hora da compra, a preferência da maioria recaiu sobre os produtos convencionais (60%). De destacar que uma parte significativa afirmou estar disposta a comprar estes produtos desde que sejam mais nutritivos (50%) ou mais baratos (11,8%). Por outro lado, consideraram que a existência destes produtos no mercado pode melhorar a qualidade de vida das populações (46,8%) e, por isso, reconheceram ser importante o desenvolvimento de mais investigação nesta área (51,1%) para que haja mais informação disponível (86,4%) que permita ao consumidor tomar uma decisão mais informada e consciente. Considerando as divergências existentes na comunidade científica quanto aos riscos dos transgénicos para o meio ambiente e para a saúde humana, 41,1% dos inquiridos consideraram que estes produtos deveriam ser proibidos e só 20% eram da opinião de que a biotecnologia já fornece as garantias de segurança suficientes. Pode concluir-se que o consumidor não se considera bem informado sobre os produtos transgénicos e, por isso, no momento da compra opta pela decisão que considera ser de menor risco. Uma vez que a biotecnologia pode oferecer, incontestavelmente, benefícios para o rendimento sustentável, acréscimo de alimentos e prosperidade económica, torna-se fundamental, informar e educar o consumidor.

Keywords : Alimentos; genética; riscos; transgénicos.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License