SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 special issueQuality of the peaches of the Beira Interior region in cycle 2015The reduction of pesticide use against Pseudomonas syringae pv. actinidea (Psa) in the Bairrada region, Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Ciências Agrárias

Print version ISSN 0871-018X

Abstract

COSTA, Cristina Amaro da; GODINHO, Maria do Céu; FIGUEIREDO, Elisabete  and  MEXIA, António. Impacto das práticas agrícolas e do uso de pesticidas em proteção integrada, agricultura biológica e agricultura convencional, em vinha e pomóideas. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2017, vol.40, n.spe, pp.101-110. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/RCA16170.

A monitorização das práticas agrícolas e do uso de pesticidas, através de indicadores ambientais, permite avaliar os impactos da agricultura e das políticas agrícolas e ambientais. A proteção integrada em Portugal e o seu contributo para a redução dos impactos, pela adoção de práticas agrícolas ‘amigas do ambiente’ e pelo uso sustentável dos pesticidas, é descrita com base nos resultados de inquéritos às práticas agrícolas e na monitorização da biodiversidade em explorações em proteção integrada, agricultura biológica e agricultura convencional, em duas culturas nas quais o uso de pesticidas é preocupante: vinha (regiões do Douro, Vinhos Verdes, Dão e Alentejo) e pomóideas (regiões do Dão e Ribatejo e Oeste). As explorações de proteção integrada contribuíram mais para o equilíbrio dos ecossistemas, não pela redução da quantidade de pesticidas utilizados, mas devido à adoção de práticas mais sustentáveis, que contribuíram para reduzir os efeitos dos pesticidas no ambiente e para aumentar os níveis de biodiversidade das explorações. O uso de pesticidas foi mais elevado em vinhas do Douro, sobretudo fungicidas, ainda que nesta região o uso de insecticidas tenha sido inferior ao verificado nas restantes regiões. Já a diversidade de artrópodes foi maior em pomares de macieiras e pereiras e nas regiões do Dão e Douro, para a generalidade dos grupos taxonómicos e índices de diversidade considerados (riqueza específica, índices de Simpson e de Berger-Parker, abundância, presença e riqueza de espécies indicadoras). A riqueza florística foi superior em vinhas do Douro e em pomares do Dão.

Keywords : agricultura biológica; artrópodes; índices de diversidade; proteção integrada; uso sustentável de pesticidas.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License