SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue4Weed management in vineyards, olive groves and orchardsAttitudes, Behaviours and Motivations for Mechanization in Small Scale Portuguese Agriculture author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Ciências Agrárias

Print version ISSN 0871-018X

Abstract

PEREIRA, Cassiano Spaziani et al. Aplicação de extrato etanólico de própolis em doenças da cultura da soja. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2017, vol.40, n.4, pp.180-189. ISSN 0871-018X.  https://doi.org/10.19084/RCA17029.

A aplicação de fungicidas é a principal forma de manejo das doenças da soja, porém devido ao apelo ambiental e o surgimento de fungos resistentes, existe a necessidade de estudos com produtos alternativos. O objetivo do trabalho foi verificar o efeito do extrato etanólico de própolis (EEP) no manejo de doenças fúngicas, sobre o crescimento, redução de stress hídrico e a produtividade da soja. O delineamento experimental foi em blocos casualizados (DBC), com cinco repetições em esquema fatorial 4 × 2. O primeiro fator foi as doses de EEP: 0, 106, 212, 318 g de própolis bruta ha-1. O segundo com dois níveis sem e com a aplicação sequencial de fungicidas (duas aplicações de fungicidas trifloxistrobina+protioconazol e uma de mancozeb). A aplicação foliar de EEP reduz a severidade da mancha alvo de forma mais eficiente na dose 212 g ha-1. O teor de água nas folhas e o crescimento vegetativo aumentam com a aplicação de EEP. A aplicação de manejo de fungicidas aumenta a produtividade de grãos de soja em 12%. A aplicação de EEP aumenta a produtividade da soja em até 23%, atribuindo-se este efeito à redução da severidade da mancha alvo e aumento no teor de água nos tecidos foliares das plantas.

Keywords : Glycine max; Conteúdo de água nas plantas; Crescimento vegetativo; Manejo de fungicidas; Severidade das doenças na cultura da soja.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License