SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.40 issue4Lettuce seeds quality evaluated by accelerated aging test author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Ciências Agrárias

Print version ISSN 0871-018X

Abstract

XAVIER, Fernanda da Motta et al. Germinação de sementes de Allium cepa L. submetidas a condicionamento fisiológico e secagem. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2017, vol.40, n.4, pp.1-10. ISSN 0871-018X.  http://dx.doi.org/10.19084/RCA17086.

Este estudo teve por objetivo avaliar os efeitos do condicionamento fisiológico e posterior secagem em temperatura ambiente sobre a germinação e vigor de sementes cebola. Foram utilizados dois lotes de sementes que foram submetidas ao condicionamento em água e solução osmótica de polietileno glicol (PEG 6.000).  Foram avaliados cinco níveis de potencial osmótico - 0,0 MPa [água]; -0,2 MPa; -0,4 MPa; -0,6 MPa; e -0,8 MPa - e quatro períodos de condicionamento - zero, 36, 48 e 60 h. Em seguida, as sementes foram submetidas à secagem em temperatura ambiente durante sete dias, sobre papel toalha. A qualidade fisiológica das sementes foi avaliada através dos seguintes testes: umidade, germinação, primeira contagem da germinação, tempo para germinação, emergência, dias para emergência, comprimento de plântulas e comprimento de plantas no solo. Os resultados mostraram que o condicionamento seguido de secagem, até 10 h de condicionamento em níveis de potencial osmótico de 0 a -0,2 MPa favorecem o vigor das sementes. O período de 60 h no nível zero de potencial osmótico (água) promove benefícios para primeira contagem da germinação e comprimento de plântulas. O hidrocondicionamento foi o tratamento mais eficaz para sementes de cebola.

Keywords : cebola; hidrocondicionamento; polietileno glicol; vigor de sementes.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License