SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.38 issue4Ocurrence and efficiency of Sesbaniavirgata (Cav.) Persmicrosymbiont in function of the soil propertiesSoil management system effects on N availability and tree productivity in chestnut plantations under Mediterranean conditions author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista de Ciências Agrárias

Print version ISSN 0871-018X

Abstract

RODRIGUES, Ana Raquel et al. As pastagens melhoradas alteram a actividade enzimática e a dinâmica do C e do N nos solos do sistema montado?. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2015, vol.38, n.4, pp.535-546. ISSN 0871-018X.  http://dx.doi.org/10.19084/RCA15138.

Muitas áreas de montado estão em risco de degradação como resultado de um longo historial de modificações de uso. Nalgumas áreas foram instaladas pastagens melhoradas, visando melhoria da qualidade do solo e a sustentabilidade do sistema. Os efeitos desta alteração de gestão foram avaliados comparando uma pastagem melhorada com 35 anos e uma pastagem natural, considerando-se áreas sob e fora da influência das copas. Determinaram-se os teores de C orgâncio e N total, de C das fracções solúvel em água quente (HWS) e particulada (POM) e de C e de N na biomassa microbiana (MBC e MBN), e as taxas de mineralização de C e N (CMR e NMR). Determinaram-se ainda periodicamente as actividades das enzimas β-glucosidase, urease, proteases e fosfomonoesterase ácida do solo. A pastagem melhorada promoveu o aumento de C e N do solo através do aumento do C da POM, principalmente em áreas sob a copa das árvores. A biomassa microbiana do solo não distinguiu as duas pastagens, mas diferenças na CMR, no C-HWS e na disponibilização de N (actividade das proteases e da urease) sugerem comunidades microbianas do solo divergentes. Confirmou-se o papel regulador das árvores sobre os processos de transformação do C, do N e do P no solo.

Keywords : biomassa microbiana do solo; enzimas do solo; fracções de matéria orgânica; gestão do montado; taxas de mineralização de C e N.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License