SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.32 número2Produção de mudas de limão cravo em substrato com biofertilizante bovino irrigado com águas salinasA revolução verde e a biologia molecular índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Ciências Agrárias

versão impressa ISSN 0871-018X

Resumo

VARELA, João Luís  e  CARVALHO, Maria Leonor da Silva. Impactos da aplicação de uma política de preço da água no regadio em Portugal: o caso da lezíria do Tejo. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2009, vol.32, n.2, pp.231-244. ISSN 0871-018X.

A aplicação da Directiva-Quadro da Água, numa tentativa de promover a utilização sustentável da água (nomeadamente através da tarifação da água que reflicta o seu real custo), terá um impacto nas actividades económicas que dela dependem, em particular na agricultura. O presente estudo avalia os impactos sócio-económicos e ambientais da introdução de uma política de preço da água no regadio da Lezíria do Tejo. Para esse fim, desenvolveuse um modelo de programação matemática (o MALTe), calibrado utilizando a técnica da Programação Matemática Positiva. A análise das soluções óptimas revelou um reajustamento das áreas afectas às diferentes culturas, observando-se uma diminuição da área total de regadio. Constata-se, no entanto, que com prudência e bom senso na definição do regime económico-financeiro da política de preço da água, é possível combater o drama da escassez de água sem que os impactos comprometam o futuro da agricultura naquela região.

Palavras-chave : Directiva-Quadro da Água; modelos regionais; programação matemática positiva; utilização sustentável da água.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons