SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.31 número1Equação de green-ampt para a infiltração da água no solo aproximações numéricas para explicitação do volume infiltradoEfeito da data de sementeira na produtividade de trigo mole (Triticum Aestivum L.) em condições mediterrânicas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista de Ciências Agrárias

versão impressa ISSN 0871-018X

Resumo

PINTO, Alexandra; FRAGATA, António  e  MARTINS, Vitor. Produtores de tomate para indústria: suas organizações e práticas para a promoção da qualidade e do ambiente. Rev. de Ciências Agrárias [online]. 2008, vol.31, n.1, pp.36-43. ISSN 0871-018X.

O Regulamento (CE) N.º 2200/96, que enquadra as organizações (OP) e os agrupamentos de produtores (AP) de tomate de indústria, orienta as suas acções em torno de grandes objectivos, entre os quais se contam a “melhoria da qualidade dos produtos” e a “promoção de práticas de cultivo, técnicas de produção e de gestão de resíduos respeitadoras do ambiente”. Assim, desde meados da década de noventa, a produção de tomate para transformação recebe apoios para satisfazer as exigências da Organização Comum de Mercado em termos de qualidade, de segurança e de rastreabilidade da matéria-prima contratada com a indústria. A fim de melhor compreender como as estruturas organizativas dos produtores de tomate para indústria procuram responder a estes desafios, realizou-se um inquérito às OP e aos AP. No universo das OP e AP, os resultados encontrados revelam, por um lado, que a rastreabilidade está largamente adoptada e, por outro lado, que o aumento do grau Brix e o seu controlo estão longe de estar generalizados e que as práticas respeitadoras do ambiente têm baixas taxas de adopção. Os resultados, no entanto, revelam também a existência de uma fracção importante de OP que se rege por regras exigentes e inovadoras.

Palavras-chave : produtores de tomate; organizações de produtores; programas operacionais; promoção da qualidade e do ambiente.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons