SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue3Factors associated with phases of feeding behavior in users of popular restaurants in Belo Horizonte/MG, Brazil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Saúde Pública

Print version ISSN 0870-9025

Abstract

RODRIGUES, Ana; QUEIROS, Ana  and  PIRES, Carlos. A influência do marketing interno nas atitudes e comportamentos dos colaboradores: aplicação a uma organização de cuidados sociais e de saúde. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2016, vol.34, n.3, pp.292-304. ISSN 0870-9025.  https://doi.org/10.1016/j.rpsp.2016.08.001.

Exploramos as relações entre o marketing interno (MI), a satisfação no trabalho, o comprometimento organizacional (CO) e o desempenho profissional. Os dados foram recolhidos através de um questionário aplicado aos colaboradores de uma organização que presta cuidados sociais e de saúde, no norte de Portugal. Usámos a metodologia de análise de modelos de equações estruturais. O MI influencia positivamente a satisfação com a remuneração no trabalho e o CO. A satisfação tem um impacto positivo no comprometimento. O CO influencia positivamente o desempenho. Não existe relação entre o MI e o desempenho. Verifica-se uma relação negativa entre a satisfação com a remuneração no trabalho e o desempenho profissional.

Keywords : Marketing interno; Satisfação no trabalho; Comprometimento organizacional; Desempenho profissional; Cuidados sociais; Cuidados de saúde.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )