SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 issue3Tooth brushing at school and reduction on dental plaque: Evaluation of the effectiveness of an Oral Health projectHealth Literacy, from data to action: Translation, validation and application of the European Health Literacy Survey in Portugal author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

  • Have no similar articlesSimilars in SciELO

Share


Revista Portuguesa de Saúde Pública

Print version ISSN 0870-9025

Abstract

DIAS, Ricardo et al. Disfunção erétil nos cuidados de saúde primários: a sua abordagem e relação com fatores de risco cardiovasculares em doentes sem eventos cardiovasculares prévios. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2016, vol.34, n.3, pp.250-258. ISSN 0870-9025.  https://doi.org/10.1016/j.rpsp.2016.06.001.

Introdução A abordagem e o tratamento da disfunção erétil (DE) nos cuidados de saúde primários poderiam ter um papel importante na prevenção cardiovascular. Os objetivos deste estudo foram: 1) estudar a relação da DE com os fatores de risco cardiovasculares (FRCV) em indivíduos sem eventos cardiovasculares prévios; 2) avaliar a abordagem da DE nos cuidados de saúde primários portugueses. Métodos Estudo transversal, exploratório, realizado em 2 centros de saúde de Lisboa, incluindo homens com 18-80 anos de idade sexualmente ativos e sem doença cardíaca ou cerebrovascular. Recolhemos dados relativos à abordagem da DE e dos FRCV através de entrevistas e da consulta de processos clínicos. Avaliámos a DE através do Índice Internacional de Função Eréctil e a associação com os FRCV através de modelos de regressão logística. Resultados Numa amostra de 90 homens (média de idade 49,82 ± 15,65), 32% apresentavam DE. A prevalência de hipertensão e o número de FRCV foi significativamente superior em homens com DE. Contudo, a idade esteve significativamente associada à DE e, após ajuste para a idade, a associação encontrada entre a hipertensão e a DE deixou de ser significativa. Apesar de a maioria ter reportado que os problemas sexuais deviam ser abordados pelo médico de família (93%), apenas uma minoria afirmou já ter sido inquirida a este respeito (14%). Conclusão A DE é um problema frequente em homens sem eventos cardiovasculares prévios e, no nosso estudo, associou-se sobretudo à idade. A DE não é suficientemente abordada nos cuidados de saúde primários portugueses.

Keywords : Disfunção erétil; Fatores de risco cardiovasculares; Cuidados de saúde primários.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )