SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número3Avaliação da ingestão energética e em macronutrientes da população adulta portuguesaEscovagem de dentes em ambiente escolar e redução do índice de placa bacteriana: avaliação da efetividade de um projeto de saúde oral índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0870-9025

Resumo

SILVA, Anabela G.; QUEIROS, Alexandra; NETO, Maritza  e  ROCHA, Nelson P.. Tipo e quantidade de atividade física e uso de dispositivos eletrónicos de estudantes do 7.° ao 12.° ano: caracterização e associação. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2016, vol.34, n.3, pp.236-243. ISSN 0870-9025.  http://dx.doi.org/10.1016/j.rpsp.2016.07.001.

Objetivos Explorar a associação entre o nível de atividade física e o uso de dispositivos eletrónicos. Materiais e métodos Novecentos e sessenta e nove alunos do secundário preencheram um questionário sobre atividade física e uso de dispositivos eletrónicos. Foi realizada uma análise de correlação entre o tempo despendido em atividade física moderada e intensa e o uso de dispositivos eletrónicos. Resultados Não há correlação entre a atividade física e ver televisão, jogar ou usar computadores. Há uma correlação baixa entre o uso de telemóveis e a atividade física moderada (r = 0,09, p < 0,05) e vigorosa (r = 0,13, p < 0,05). Conclusões Estes resultados sugerem que o uso de dispositivos eletrónicos não interfere com a prática da atividade física.

Palavras-chave : Atividade física; Estudantes; Dispositivos eletrónicos.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )