SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número3Um grande surto da Doença dos Legionários numa cidade industrial em PortugalAvaliação da ingestão energética e em macronutrientes da população adulta portuguesa índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0870-9025

Resumo

CARDOSO, Ana; BYRNE, Mitchell  e  XAVIER, Miguel. Adesão ao tratamento nas perturbações psiquiátricas: o impacto das atitudes e das crenças em profissionais de serviços de psiquiatria e saúde mental em Portugal: Parte I: aspetos conceptuais e metodológicos. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2016, vol.34, n.3, pp.209-219. ISSN 0870-9025.  https://doi.org/10.1016/j.rpsp.2016.05.004.

Introdução Consideradas como um problema crónico de saúde, as perturbações psiquiátricas apresentam uma elevada prevalência em termos de não-adesão ao tratamento. Métodos Revisão narrativa, não sistemática, da literatura relevante. Resultados A maioria dos trabalhos de investigação tem incidido sobre os fatores relacionados com o doente que interferem na adesão ao tratamento. No entanto, existem estudos que indicam que a responsabilidade para aumentar a adesão está mais relacionada com o profissional de saúde do que com o doente. Conclusões Através da identificação de fatores relacionados com os clínicos, pretendemos possibilitar o desenvolvimento de competências que poderão ter um papel importante na adesão ao tratamento dos doentes com perturbações psiquiátricas.

Palavras-chave : Adesão ao tratamento; Perturbações psiquiátricas; Profissionais de saúde mental; Atitudes; Crenças e otimismo terapêutico.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )