SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número2A depressão nos doentes hemodialisados: o papel da satisfação corporal e da sexualidadeOs muito idosos do concelho de Coimbra: avaliação da funcionalidade na área de saúde física índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0870-9025

Resumo

QUINTAL, Carlota; TAVARES, Helena  e  LOURENCO, Óscar. Impacto das taxas moderadoras sobre a utilização de cuidados de saúde pediátricos: estudo aplicado a crianças em idade escolar na cidade de Coimbra. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2016, vol.34, n.2, pp.154-162. ISSN 0870-9025.  http://dx.doi.org/10.1016/j.rpsp.2016.01.001.

Este estudo pretende avaliar o impacto das taxas moderadoras na utilização de cuidados pediátricos e a perspetiva dos pais sobre fatores condicionadores da procura. Foi construído um questionário; preenchido por pais de crianças entre 6‐18 anos. Usámos o modelo binomial negativo para avaliar os efeitos sobre utilização de cuidados. A amostra inclui 203 crianças (109 isentas). Ser isento tem efeito positivo (negativo) na utilização por motivo doença (prevenção); rendimento e escolaridade dos pais têm efeitos mistos; tal como isento*rendimento - efeitos não significativos. Pelos resultados obtidos, as taxas moderadoras não afetam a utilização de cuidados, questionando‐se a justificação para a sua existência.

Palavras-chave : Taxas moderadoras; Risco moral; Cuidados pediátricos; Portugal.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )