SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número2Implementação em Portugal de um estudo de prevalência da demência e da depressão geriátrica: a metodologia do 10/66 Dementia Research GroupImpacto das taxas moderadoras sobre a utilização de cuidados de saúde pediátricos: estudo aplicado a crianças em idade escolar na cidade de Coimbra índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0870-9025

Resumo

CARVALHO, Ana Raquel  e  BARBOSA, Maria Raquel. A depressão nos doentes hemodialisados: o papel da satisfação corporal e da sexualidade. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2016, vol.34, n.2, pp.144-153. ISSN 0870-9025.  http://dx.doi.org/10.1016/j.rpsp.2016.02.002.

O principal objetivo da presente investigação é a compreensão da prevalência da depressão nos doentes hemodialisados, e qual a sua relação com a imagem corporal e a sexualidade. A amostra é constituída por 67 doentes hemodialisados (39 homens e 28 mulheres), com uma média de idades de 67,2 anos (DP = 13,43). Para a recolha de dados foi utilizado um questionário sociodemográfico, a versão portuguesa do Inventário da Depressão de Beck II, a versão portuguesa da Escala da Imagem Corporal e a Subescala de Satisfação com a Sexualidade. Verificou‐se que as habilitações literárias e a insatisfação corporal parecem ter um papel importante para o desenvolvimento da depressão, com os participantes com menos habilitações e mais insatisfeitos com o seu corpo a apresentarem níveis mais elevados de depressão. Foi encontrada uma associação negativa entre a idade e a insatisfação corporal. Não se verificaram efeitos do sexo em nenhuma das variáveis estudadas. Encontrou‐se um impacto negativo da hemodiálise na depressão, insatisfação corporal e na satisfação com a sexualidade. Estes resultados alertam para a importância da intervenção psicológica na população de insuficientes renais crónicos submetidos à hemodiálise, sobretudo na insatisfação corporal e depressão. Relativamente à sexualidade, apesar de no nosso estudo não terem sido encontradas associações com outras variáveis, parece ser uma dimensão a merecer atenção numa amostra mais extensa, para melhor se compreender o seu impacto e relação com outras dimensões psicológicas.

Palavras-chave : Hemodiálise; Depressão; Imagem corporal; Satisfação com a sexualidade.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )