SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número2Clima de segurança no bloco operatório: tradução, validação e aplicação do Questionário de Atitudes de SegurançaInstrumentos genéricos de funcionalidade e atividade física: como identificar a incapacidade associada à dor índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0870-9025

Resumo

MENEZES, Tarciana Nobre de; OLIVEIRA, Elaine Cristina Tôrres; FISCHER, Milena Abreu Tavares Sousa  e  ESTEVES, Gustavo Henrique. Prevalência e controle da hipertensão arterial em idosos: um estudo populacional. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2016, vol.34, n.2, pp.117-124. ISSN 0870-9025.  http://dx.doi.org/10.1016/j.rpsp.2016.04.001.

Objetivo Estimar a prevalência de hipertensão arterial sistêmica (HAS) e fatores associados em idosos de Campina Grande/Paraíba. Métodos Estudo transversal, de base populacional. Foram verificadas prevalências de HAS diagnosticada, referida, controlada e associações com variáveis sociodemográficas. Resultados Foram avaliados 806 idosos. A HAS diagnosticada associou‐se ao sexo feminino, grupo etário 70‐79 anos e menos de 8 anos de estudo. A HAS referida associou‐se ao sexo feminino e à etnia não branca. A HAS controlada associou‐se à etnia branca e a 8 anos ou mais de estudo. Conclusão Idosos apresentaram elevadas prevalências de HAS e baixo controle da doença.

Palavras-chave : Idosos; Hipertensão; Prevalência; Fatores de risco.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )