SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número1A Lei do Tabaco em Portugal: análise da mancha mediática (2010-2013)Ausência de formação em suporte básico de vida pelo cidadão: um problema de saúde pública? Qual a idade certa para iniciar? índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0870-9025

Resumo

PIUVEZAM, Grasiela et al. Atenção primária à saúde e os idosos institucionalizados: a perspectiva da gestão municipal no Brasil. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2016, vol.34, n.1, pp.92-100. ISSN 0870-9025.  https://doi.org/10.1016/j.rpsp.2015.05.003.

Ações de saúde na atenção primária são essenciais para garantir a qualidade na assistência. O objetivo foi identificar as ações desenvolvidas na atenção primária, direcionadas aos idosos institucionalizados no Brasil, a partir da óptica dos gestores municipais. Estudo qualitativo, observacional e analítico. Foram realizadas entrevistas semi estruturadas com 28 gestores de 11 municípios pertencentes às 5 regiões geográficas brasileiras. Os dados recolhidos foram processados pelo software ALCESTE (4.9). Os resultados demonstram que as ações direcionadas aos idosos institucionalizados foram escassas. Em relação aos idosos em geral as ações simbolizam atenção fragmentada e distante do preconizado nas Políticas de Saúde Pública aos Idosos.

Palavras-chave : Atenção Primária à Saúde; Políticas Públicas de Saúde; Idosos; Instituição de Longa Permanência.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )