SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número1Desigualdades socioeconómicas no tabagismo em jovens dos 15 aos 17 anosA Lei do Tabaco em Portugal: análise da mancha mediática (2010-2013) índice de autoresíndice de assuntosPesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

  • Não possue artigos similaresSimilares em SciELO

Compartilhar


Revista Portuguesa de Saúde Pública

versão impressa ISSN 0870-9025

Resumo

LOUREIRO, Rui João et al. O uso de antibióticos e as resistências bacterianas: breves notas sobre a sua evolução. Rev. Port. Sau. Pub. [online]. 2016, vol.34, n.1, pp.77-84. ISSN 0870-9025.  https://doi.org/10.1016/j.rpsp.2015.11.003.

A resistência bacteriana aos antibióticos é atualmente um dos problemas de saúde pública mais relevantes a nível global, dado que apresenta consequências clínicas e económicas preocupantes, estando associada ao uso inadequado de antibióticos. Portugal é, no contexto europeu, um país com um elevado consumo de antibióticos, apesar de uma diminuição no consumo destes fármacos nos últimos anos. A resistência bacteriana tem crescido acentuadamente, sendo que as bactérias Gram-positivas mais resistentes aos antibióticos são da espécie Staphylococcus aureus e do género Enterococcus, ao passo que as bactérias Gram-negativas mais resistentes aos antibióticos são das espécies Acinetobacter baumannii, Pseudomonas aeruginosa e da família Enterobacteriaceae.

Palavras-chave : Antibióticos; Resistência bacteriana; Portugal; Bactérias.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )